Apresentação

O INTEGRAR foi concebido como um evento multidisciplinar, focado nas áreas de Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação e Museologia, que pretende colocar a discussão de forma integrada entre os profissionais que atuam em Arquivos, Bibliotecas, Museus, Centros de Documentação e Centros de Memória.

O primeiro INTEGRAR aconteceu em 2002, tendo como tema principal “Integração Presente e Futura”. A primeira edição foi marcada por uma série de eventos paralelos e buscou uma maior aproximação com os países de língua portuguesa. O segundo INTEGRAR “Compartilhando o conhecimento: o acesso sem fronteiras”, aconteceu em 2006 e deu continuidade às discussões interdisciplinares com foco no impacto da incorporação de tecnologias de informação e de comunicação e como as formas de acesso se modificaram.

Todas as discussões e desdobramentos dos encontros proporcionados pelas duas edições do evento, mostraram a necessidade de dar continuidade nessas discussões e de reafirmar a importância de um discurso coeso na defesa da memória nacional. Cada profissional, independentemente do espaço que atua, precisa continuar defendendo a existência de políticas públicas efetivas para os arquivos, bibliotecas, centros de documentação, centros de memória e museus.

Precisamos lutar para garantir a manutenção das coleções, preservação dos espaços e, principalmente, proporcionar o acesso à comunidade sem quaisquer barreiras, seja do ponto de vista ideológico ou da acessibilidade.

Imbuídos do espírito de colaboração é que realizaremos o III INTEGRAR, com o tema central “Preservar para as Futuras Gerações”.

Temos observado a criação de equipamentos culturais com funções híbridas. Muitas vezes, os profissionais precisam cuidar de coleções e oferecer serviços de acesso à cultura que tradicionalmente não estariam sob sua responsabilidade. Neste sentido entendemos que há um conjunto de competências comuns a todos os profissionais que estão diante de desafios cotidianos e suas ações podem impactar positivamente ou negativamente a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. É nesse sentido que o conhecimento e diálogo entre as áreas se fazem prementes.